Mapeamento aéreo com drone


Aerofotogrametria


A Aerofotogrametria pode ser definida como a técnica de se obter informações de objetos físicos e do ambiente, através de medidas e interpretações extraídas de fotografias tomadas a partir de sensores acoplados a uma plataforma aérea.




Podemos fornecer aos seguintes segmentos de trabalhos com o drone que são:


· Topografia e cadastro

· Inspeção

· Mineração

· Agricultura de precisão

· Meio ambiente

· Engenharia em Geral

· Construção Civil

· Acompanhamento de Obras, verificações estrutural

· Imobiliárias


Sem dúvida um dos trabalhos mais utilizados com drones está o mapeamento (Aerofotogrametria) de um área ou local.


O que é mapeamento com Drone?

- Mapeamento de um imóvel é definir a sua forma, dimensão e localização, através de métodos de levantamento topográfico.


O Incra, em atendimento ao que preconiza a Lei 10.267/01, exige que este georreferenciamento seja executado de acordo com a sua Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que impõe a obrigatoriedade de descrever seus limites, características e confrontações através de memorial descritivo executado por profissional habilitado - com a emissão da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), por parte do CREA - contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, com a precisão posicional de 50 cm sendo atingida na determinação de cada um deles (art. 176, § 4º, da Lei 6.015/75, com redação dada pela Lei 10.267/01).

Existem vários modelos de Drones hoje no mercado, o mais utilizado no Brasil são os Drones da DJI onde ganharam muita força nas divulgações dos seus usuários, Youtubers e entusiastas.


Pela sua grande facilidade de obter peças e acessórios e as empresas desenvolvedoras de aplicativos que criaram vários modelos conforme a necessidade dos usuários para fotografar , filmar e executar voos autônomos , facilitando o voo e a execução dos serviços.

Dentre eles, DroneDeploy, Pix4D, Map Pilot, DJI GS PRO , LITCH e muitos outros de fotografia e voos utilizando óculos virtuais dando a sensação de estar embarcado no drone.


Estes Aplicativos irão captar várias fotografias no local, e todas estarão georreferenciadas com as informações da latitude , longitude que serão essenciais para serem processadas depois , gerando vários tipos de informações para levantamentos de tamanho da área, solo, cálculos de volumes, geração de mosaicos, arquivos em 3d, etc., tudo por causa das imagens de fotografia e a qualidade das imagens que são importantíssimas na geração dos trabalhos.

A estabilidade das câmeras do Drone e a precisão hoje obtidas com o Drone agilizaram os trabalhos que antes além de demorados eram extremamente caros, envolvendo grande quantidade de pessoas, alugueis de aviões , etc.

Hoje um Drone e um operador em apenas 1 dia consegue executar e gerar os trabalhos que levariam semanas ou meses.


Fazer um Curso sobre Mapeamento ou a área que você quer trabalhar é muito importante para conhecer e especializar na execução do trabalho e também na segurança na operação do Drone.


Ficar atento as regras e legislações também é muito importante, sendo que no mapeamento aéreo além do Cadastro na ANAC da aeronave, cadastro no Sarpas para informar voo, Seguro obrigatório, o cadastro no Ministério da Defesa também é exigido. Por isto ter conhecimento sobre Mapeamento e saber pilotar o Drone são essenciais para se tornar um profissional nesta área.


O Drone é uma ferramenta de trabalho muito importe e essencial em vários setores, sabem utiliza-lo além do prazer de voar, gera renda, novas oportunidade de trabalho e conhecimento.



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo